03/05/2007

Viver agora, pagar depois... ou o inverso?


Tudo na vida é um trade-off.

" Uma afinidade importante entre o tempo e dinheiro é o fato de que são ambos valores que se prestam admiravelmente à aplicação da noção de custo de oportunidade (ou isto ou aquilo). Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro. O custo implícito na compra de um artigo qualquer é o valor daquilo que deixou de ser adquirido com a mesma soma. Idem o tempo. "

Interessante o conceito de trocas inter-temporais. Sempre acabamos por optar entre "viver agora, pagar depois" e "pagar agora, viver depois".

Este é o assunto que assisti numa palestra do Eduardo Giannetti, e depois li na revista Época Negócios de Abril/07 esta frase do livro dele (O Valor do Amanhã):

Aliás, O Fantástico, a exemplo do Dráusio Varella e Marcelo Gleiser, mostrará episódios do Giannetti falando sobre economia e suas relações filosóficas.

Mais informação aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Fernando. Sempre que posso, dou uma passada no inteligencia em questão pra dar uma olhada. Foi pesquisando seu site que encontrei um conteúdo extremamente interessante e acho que vale a pena conferir, já que vc e seus leitores apreciam oo tema. segue a dica:
http://origemdainteligencia.blogspot.com

PS: Fiquei sabendo que o trabalho do Alirio Freire tá tendo forte repercursão lá fora e que estão pensando em produzir documentário no discovery sobre as pesquisa!